top of page
  • Fernanda Alves Curbage

Educação é amor!

Sou educadora, professora universitária, formadora de gente. Gosto de gente! (tá, as vezes me estresso com “algumas gentes”) Mas, confesso o que me trouxe imensa sabedoria sobre educação foi ser aluna. Aluna de professores (meus mestres) que se dedicaram na missão.

O novo Ministro da Educação Dr. Milton Ribeiro fez uma declaração polêmica que atentou contra legislação vigente. Ontem (13/07) o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) completou 30 anos e em aplicação conjunta à Lei 13.010 “Lei da Palmada” estabelecem: “ PARA ESTABELECER O DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE SEREM EDUCADOS E CUIDADOS SEM O USO DE CASTIGOS FÍSICOS OU TRATAMENTO CRUEL OU DEGRADANTE “

Ainda, não sou mãe, mas já tenho certeza que quero a educação dos meus futuros filhos baseadas nestes propósitos trazidos pela lei. Senhor Ministro da Educação, nosso sistema educacional tem possibilidades e instrumentos inimagináveis, para um país em desenvolvimento. Aproveitemos destas estruturas para promoção de uma educação com atendimento humanizado e focada no desenvolvimento do SER.

Felizmente a nova era da educação já suplanta a antiga e não podemos aceitar que crianças e adolescentes sejam “motivados” a passar de ano ou se comportar de maneira X ou Y por medo de apanharem dos pais. Tenhamos mais amor com nossas crianças, peço!

Minha infância O que é ser uma boa aluna? Minha mãe ia as reuniões de pais e mestres com frequência, nunca tinham reclamações de comportamento ou desrespeito mas as notas, ixi, não eram lá grande coisa. Nem por isso minha mãe me bateu ou me recriminou, pelo contrário sempre me APOIOU.

Fiquei muito de recuperação. Juro, na recuperação as aulas eram bem mais legais. Hoje consigo entender alguns porquês: professores dedicados à uma turma menor, mais tempo para explicações e exercícios focados na dificuldade específica do aluno, tratamento humanizado.

Acolha seu(s)/sua(s) filho(as), incentive-os(as) a ver o lado positivo em estar em recuperação, em ter que refazer a lição, até mesmo se preciso for em repetir o ano letivo. São os melhores e mais poderosos aprendizados! Ensine-os valores! Eduque ações! Colha aprendizagens!

Referências: Imagem – https://clicnavegantes.com.br/colunas/educacao-para-o-amor/ Info – https://catracalivre.com.br/cidadania/filhos-devem-sentir-dor-para-aprender-diz-novo-ministro-da-educacao/

#EDUCAÇÃO #educadores #professores

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo