top of page
  • Fernanda Alves Curbage

Palestras que inspiram novo modelo à educação!

Educadores e especialistas falando sobre projeto de vida, educação inclusiva, educação integral e muito mais.

Fiquei surpresa quando em uma conversa informal, descobri que algumas pessoas não conheciam o projeto TED. Até hoje nunca havia pesquisado seu significado deste acrônimo1, TED – Technology, Entertainment, Design, ou em português Tecnologia, Entretenimento, Planejamento. E o que isso tem a ver com educação, Fernanda?

Faço parte de uma geração de transição. Não somos extremamente tecnológicos, mas também, não carregamos muitas dificuldades com o digital. Somos um meio termo.

Seguindo minha ótica, uma das principais mudanças tecnológicas que enfrentei foi a FORMA pela qual adquiro informações e conteúdos. Acreditem, a televisão em casa tem finalidade muito específica: reproduzir conteúdos escolhidos por meio de aplicativo no celular.

Essa mudança na forma de adquiri informação faz com que o Slogan do TED faça mais sentido. TED – “Ideias que merecem ser disseminadas”. Então, apresento uma das minhas formas de adquirir conhecimento e informação.

Segue uma coletânea de palestras com foco em educação que merecem atenção:


Roberta Bento.

Roberta Bento teve paralisia cerebral no momento do nascimento. Com dificuldade de aprendizagem a neurociência trouxe uma descoberta que explica como aquela criança tão frágil conseguiu se tornar uma educadora reconhecida internacionalmente. Unindo neurociência, educação e história de vida, ela mostra como pais e professores podem fazer a diferença na aprendizagem das crianças.


Lau Patrón é publicitária, escritora.

Lau Patrón, mãe do João Vicente, um menino sorridente e portador de uma síndrome autoimune chamada SHUa. Uma das crises da doença provocou um AVC muito grave e João perdeu o controle do próprio corpo, mas não a alegria. Na internet, ela divide com muitas pessoas suas reflexões sobre inclusão e seu processo de aceitação em textos esclarecedores, além de acolher outras famílias que vivem histórias parecidas.


Tonia Casarim

Toda pessoa é responsável por ensinar e aprender. A importância de se conectar com as pessoas faz com que possamos nos desenvolver, sermos melhores indivíduos, melhores profissionais, melhores cidadãos, para formar um mundo melhor. A pergunta não é que mundo vamos deixar para as crianças, mas sim, que crianças vamos deixar para o mundo? Veja o dever de casa que Tonia Casarim deixa para quem assistir.


Macaé Evaristo, educadora.

Professora e militante das causas sociais e defensora da educação de base como poderosa ferramenta transformadora da sociedade, a educadora Macaé Evaristo conta sua trajetória como professora de educação básica até o governo federal (2014). Entenda a importância da educação integral e por que é importante o foco nos direitos humanos.


Átila Iamarino, biólogo.

Átila discute o estado atual dos métodos educacionais e o que podemos fazer para melhorá-los. Ele é cocriador do ScienceBlogs Brasil, versão em língua portuguesa da maior rede de blogs científicos do mundo. Hoje, escreve e apresenta o Nerdologia, o maior canal de divulgação científica no YouTube Brasil.


Taís Araújo, atriz.

Primeira atriz negra a ser protagonista de novela brasileira, Taís Araújo fala do desafio de criar filhos no Brasil de hoje. A atriz é um ícone do empoderamento negro e militância por igualdade racial.



Como Christopher Emdin diz, em todos eles reside o segredo da mágica que encanta e ensina ao mesmo tempo, uma técnica que geralmente não é passada aos educadores. O professor da Universidade de Columbia defensor da ciência oferece uma perspectiva para trazer as salas de aula de volta à vida.



Emilie Wapnick, escritora.

O que você vai querer ser quando crescer? Essa aparentemente simples questão nos diverte quando somos pequenos e traz insegurança à medida que crescemos, mostra que somos levados a acreditar que não temos como fugir de escolher um caminho único para o desenvolvimento pessoal e profissional. Emilie discute o que se deve fazer para desenvolver diversos interesses, paixões e inteligências sem aquela ideia de ser colocado em uma caixa.



Quer aprender um novo idioma, mas se sente intimidado ou inseguro por onde começar? Você não precisa de um talento especial ou de um “gene da linguagem”, diz Lýdia Machová. Em uma palestra otimista e inspiradora, ela revela os segredos dos poliglotas (pessoas que falam vários idiomas) e compartilha quatro princípios para ajudar a desbloquear seu próprio talento oculto em idiomas e se divertir enquanto faz isso. Conheça o curioso exemplo do brasileiro que adicionou 100 desconhecidos ao Skype para aprender russo do zero.


Renata Meirelles, documentarista.

Trás a experiência de viajar por todas as regiões do Brasil registrando o brincar das crianças em sua forma mais espontânea por meio de vídeos, fotografias e áudios. Com brinquedos ou com o próprio corpo, veja como a criatividade está por todos os lados do país.

Deixe nos comentários sugestões para outros vídeos.

Notas: 1. Acrônimo: Sigla, é um vocábulo ou redução literal de intitulativos baseados nas letras ou sílabas iniciais de cada um ou de alguns dos componentes do intitulativo.

Fontes: https://www.ted.com/ https://porvir.org/10-palestras-ted-para-inspirar-um-novo-modelo-de-educacao/ https://pt.wikipedia.org/wiki/TED_(confer%C3%AAncia)

#acessoàeducação #educaçãodigital